É pessoal, 1 ano passa mais rápido do que imaginamos. As coletas da Urca e Sepetiba acabaram, já passou mais 2 meses e agora é a vez de Arraial ter sua última saída. Aquela navegação acompanhada de golfinhos no grande "Estrela de Davi" vai ficar na lembrança de quem esteve por aqui reunido no projeto. Águas geralmente quentes, sol agradável, sol de rachar, lanchinhos, esponjas, ascídias, muitas braçadeiras e telas, papo científico e outros nem tanto assim... mas uma hora o campo acaba e vem o final em laboratório, em frente à lupa. Nesta hora que as multicores do sol, do mar, da areia, dos bichos se tornam multicores do monitor, dos gráficos, das figuras e fotos. Chega a hora de contar a história do que vimos.
Mas já temos "filhotes" do projeto: crescimento de esponja, predação e competição de ascidias e outros incrustantes. E outros mais.
Em abril, no dia 29 teremos o seminário do projeto, apresentando os resultados obtidos. Será uma chance boa de discutirmos nossas descobertas. E agilizarmos as publicações.
Bom, na sexta volto com o resumo da última coleta, que espero ser muito rica !
domingo, 21 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Agenda de atividades do Projeto
Artigos Publicados
OLIVEIRA MARINS, F. de, SILVA OLIVEIRA, C. da, VIEIRA MACIEL, N.M. & SKINNER, L.F., 2009.Reinclusion of Ciona intestinalis (Ascidiacea: Cionidae) in Brazil—a methodological view (http://www.mba.ac.uk/jmba/jmba2biodiversityrecords.php?6498)
Paraleucilla magna
Praia do Forno - 2 meses
Ciona intestinalis em Arraial do Cabo
Branchiomma na Urca
Estrutura experimental
Urca

Nem todo dia é perfeito... Nem todo local de trabalho também...
Sepetiba

Arraial do Cabo - Porto do Forno

Nenhum comentário:
Postar um comentário