As espécies estudadas...

Para se informar mais sobre as espécies estudadas consulte os seguintes links e/ou referências:

Paraleucilla magna (Porifera): http://www.poriferabrasil.mn.ufrj.br/4-especies/calcaronea/leucosolenida/pmagna/pmagna.htm

Branchiomma luctuosum (Polychaeta):
http://www.biologia.ufrj.br/labs/labpoly/CostaPaiva2007b.pdf

Megabalanus coccopoma (Crustacea -Cirripedia): http://www.institutohorus.org.br/download/fichas/megabalanus_coccopoma.htm

Ciona intestinalis (ascidiacea):
http://www.mba.ac.uk/jmba/pdf/6498.pdf

sexta-feira, 26 de março de 2010

Acabou... Acabou ?

Hoje fizemos a última coleta do projeto das espécies exóticas. Foram 3 regiões do estado: Arraial do Cabo (3 locais), Urca (1 local) e Baía de Sepetiba (2 locais). Muitas e muitas placas depois, muitos e muitos mergulhos, muitos kilômetros percorridos (entre Arraial e Mangaratiba são 283 Km de estrada e 200Km de costa) chegou a hora de dizer que a parte de campo terminou.

Terminou ? Mas como se ainda tem placas em Arraial ?

Projeto e trabalho de campo nunca terminam com o fim das coletas. Durante as coletas surgem idéias novas, algumas prontamente realizadas, outras deixadas para depois. Com nosso projeto não foi diferente e já temos alguns filhotes imediatos: 1) CRESCIMENTO de Paraleucilla e Scycettusa hastifera;   2) PREDAÇÃO E COMPETIÇÃO EM COMUNIDADES INCRUSTANTES MARINHAS: QUAL O PAPEL DA ASCIDIA COLONIAL DIDEMNIDAE ?;   3) Recrutamento de S. hastifera; 4) Dispersão horizontal do poliqueto Spirobranchus giganteus a partir de um ponto conhecido de introdução. Isto sem contar oq ue ainda vem por aí.

No dia 29 de abril teremos o primeiro encontro para discussão dos resultados preliminares. Novas idéias surgirão. Enquanto isto, publicar, publicar e publicar.


Arraial - Março 2010








Paraleucilla magna em Arraial (2 meses de idade). Na foto, também Didemnum spp, Phallusia e outras espécies


Várias espécies incrustantes. Ascídias (Phallusia nigra, Symplegma rubra), ouriço (Echinometra ?)

domingo, 21 de março de 2010

é a última ! : (

É pessoal, 1 ano passa mais rápido do que imaginamos. As coletas da Urca e Sepetiba acabaram, já passou mais 2 meses e agora é a vez de Arraial ter sua última saída. Aquela navegação acompanhada de golfinhos no grande "Estrela de Davi" vai ficar na lembrança de quem esteve por aqui reunido no projeto. Águas geralmente quentes, sol agradável, sol de rachar, lanchinhos, esponjas, ascídias, muitas braçadeiras e telas, papo científico e outros nem tanto assim... mas uma hora o campo acaba e vem o final em laboratório, em frente à lupa. Nesta hora que as multicores do sol, do mar, da areia, dos bichos se tornam multicores do monitor, dos gráficos, das figuras e fotos. Chega a hora de contar a história do que vimos.

Mas já temos "filhotes" do projeto: crescimento de esponja, predação e competição de ascidias e outros incrustantes. E outros mais.

Em abril, no dia 29 teremos o seminário do projeto, apresentando os resultados obtidos. Será uma chance boa de discutirmos nossas descobertas. E agilizarmos as publicações.


Bom, na sexta volto com o resumo da última coleta, que espero ser muito rica !

Agenda de atividades do Projeto

Artigos Publicados

OLIVEIRA MARINS, F. de, SILVA OLIVEIRA, C. da, VIEIRA MACIEL, N.M. & SKINNER, L.F., 2009.Reinclusion of Ciona intestinalis (Ascidiacea: Cionidae) in Brazil—a methodological view (http://www.mba.ac.uk/jmba/jmba2biodiversityrecords.php?6498)

Paraleucilla magna

Paraleucilla magna
Praia do Forno - 2 meses

Ciona intestinalis em Arraial do Cabo

Ciona intestinalis em Arraial do Cabo

Branchiomma na Urca

Branchiomma na Urca

Estrutura experimental

Estrutura experimental

Urca

Urca
Nem todo dia é perfeito... Nem todo local de trabalho também...

Sepetiba

Sepetiba

Arraial do Cabo - Porto do Forno

Arraial do Cabo - Porto do Forno

Ilha de Cabo Frio - Praia do Farol

Ilha de Cabo Frio - Praia do Farol